sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Saiba mais sobre a intolerância ao glúten

A doença é uma desordem inflamatória no intestino causada por fatores genéticos. O grande problema do glúten para os celíacos é a perda das vilosidades intestinais (que são responsáveis pela absorção de nutrientes) além de provocar degeneração da mucosidade intestinal. O tratamento ainda se baseia nas dietas restritivas ao glúten e o diagnóstico é realizado de forma clínica e por biópsia de intestino para identificar a perda das vilosidades. Veja a seguir a diferença entre um intestino saudável e de um celíaco (nome dado aos pacientes intolerantes ao glúten) A grande dificuldade para fazer alimentos glúten free está em conseguir a mesma textura das massas (conseguido por causa do glúten dos cereais). Na tentativa de conseguir um produto mais parecido se faz uso de aditivos e coadjuvantes (muitos) como a goma xantana e neste caso o produto é pobre em proteínas o que o torna não indicado a pessoas sadias pois há ainda perda de nutrientes importantes e a adição de outros elementos para melhorar aspectos sensoriais dos produtos. No Brasil não há legislação para tornar obrigatório divulgar a quantidade de glúten nos alimentos e isso seria importante pois há celíacos que podem ingerir pequenas quantidades de glúten porém sempre com acompanhamento médico.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alimentos integrais evitam doenças cardíacas

Já sabemos que os alimentos integrais promovem diversos benefícios à saúde, seja na melhora da digestão ou na diminuição do colesterol ruim. Uma nova pesquisa, no entanto, mostrou uma nova faceta deles: a prevenção de doenças do coração. A pesquisa, feita por estudiosos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Journal of the American Medical Association (Jama), concluiu que pessoas que ingerem alimentos integrais têm menos chances de morrer em decorrência de doenças no coração.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram dados de 74 mil mulheres e 43 mil homens entre 1984 e 2010. Um dos apontamentos da pesquisa é que o consumo de 28 gramas de alimentos integrais diminui em 5% as chances de morrer por qualquer doença e em 9% as chances de vir a óbito por causa de problemas cardíacos. Ao divulgar a pesquisa, um dos responsáveis disse que o estudo é mais uma prova que reforça “a recomendação de aumentar o consumo de alimentos integrais para facilitar a prevenção de doenças.” Fonte: vitao.com.br

domingo, 11 de outubro de 2015

Alimentos orgânicos, você sabe o que é de fato?

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento.
Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores. O conceito de “Orgânico” - é um termo de rotulagem que indica que o alimento é produzido de acordo com normas específicas que vetam o uso de quaisquer agroquímicos e que está certificado por uma agência devidamente constituída. Para comercializar o produto precisa apresentar garantias de que realmente é orgânico: No Brasil, são reconhecidos três mecanismos de garantia:  Certificação por auditoria,  Sistemas participativos de garantia (SPG), que fazem parte do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg),  Controle social para a venda direta sem certificação.
O produto custa mais que os comuns devido aos custos com a certificação que não são baratos. O apelo do produto está aliado:  Preferência do consumidor:  Produto com atributos relacionados à saúde, justiça social, e conservação e preservação ambiental,  Aumento da preferência pela aquisição do produto orgânico pelos mercados institucionais, como por exemplo, as escolas, os hospitais e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - CONAB), onde o produto orgânico alcança valorização de cerca de 30% em relação ao convencional.