segunda-feira, 14 de março de 2011

Programas de qualidade de Industria de alimentos


O sistema de qualidade deve possuir suporte documental para refletir a política, a organização, as ações e a estratégia da empresa.
Dentre os Programas de Qualidade de uma empresa, podemos citar:
- BPF;
- PPHO;
- APPCC;
- MI;
- AH (Para abatedouros);
- AI;
- CIP;
- MRE;
- PSO;
- CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA, INSUMOS E SERVIÇOS;
- PROGRAMA DE TREINAMENTO.

     BPF: Boas Práticas de Fabricação: É um conjunto de normas adotadas a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos produzidos com os regulamentos técnicos.

     PPHO: Procedimento Padrão de Higiene Operacional: São normas e procedimentos desenvolvidos, implantados e monitorados que garantem a higiene das instalações, equipamentos e utensílios antes, durante e após o processamento da carne.
 
     APPCC: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: Ferramenta que identifica e controla perigos químicos, físicos e microbiológicos que possam colocar a saúde do consumidor em risco e se aplica a todas as linhas de produção.

     MI: Manutenção Industrial: Programa de manutenção preventiva de equipamentos e instalações que evita paradas de produção por falha no funcionamento de equipamentos.
 
     AH: Abate Humanitário: Conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o abate no frigorífico.

     AI: Auditoria Interna: Periodicamente a equipe de qualidade deve realizar auditorias de processos e procedimentos para verificar a eficácia dos controles e identificar melhorias nas normas e procedimentos vigentes.

     CIP: Controle Integrado de Pragas: Sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir que pragas gerem problemas as linhas de processamento e a fábrica como um todo.

     MRE: Material de Risco Específico: Programa que deve ser implantado para prevenir contaminações pelos materiais considerados de risco para BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina) aos produtos alimentícios produzidos em abatedouros de Bovinos.

     PSO: Procedimento Sanitário Operacional: São as normas para realização das operações da indústria em todas as áreas de manipulação de alimentos.

     CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA, INSUMOS E SERVIÇOS: Todos os parceiros da empresa devem ser submetidos a inspeção para verificação de políticas e procedimentos e para ajustar o fornecimento dentro dos padrões da empresa recebedoura.

     PROGRAMA DE TREINAMENTO: Todos os colaboradores, supervisores e gerentes devem ser submetidos a treinamentos periódicos conforme cronogramas no intuito de aprimorar os conhecimentos dos colaboradores e melhorar o desempenho destes.

Rastreabilidade:
    Buscar um sistema de rastreabilidade de produtos, não é apenas acompanhar as diversas etapas dentro de um processo produtivo é sim fazer uso das ferramentas de gerenciamento de qualidade, com a finalidade de obter um produto com garantia de segurança alimentar dentro dos critérios de qualidade.

     Constitui-se de um acompanhamento minucioso do processo em todas as suas etapas de industrialização e movimentações dentro da unidade produtiva, desde a recepção da matéria-prima à expedição dos produtos.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário